Escrito em por , na categoria Consumo e Produção Sustentáveis, Energia Limpa e Acessível, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

O Bonsucro é uma organização mundial sem fins lucrativos, formado por um time de multi-stakeholders e tem por objetivo a redução dos impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar, levando em consideração também a necessidade de viabilidade econômica. Para que um produto ou processo seja vinculado ao Bonsucro, ele deve ser certificado por um organismo independente de certificação em conformidade com o padrão estabelecido pelo Bonsucro. (padrão de produção)

A certificação Bonsucro traz para a sociedade uma competente rede de controle e mapeamento de dados sobre a produção e detalhamento de toda a cadeia produtiva. Refletindo assim nas melhores providências para cada processo, subprocesso, produtos e resíduos gerados, afim de otimizar continuamente o setor, e portanto, reduzir os impactos gerados pelas usinas ao meio ambiente.

Ela reconhece que a atuação responsável contribui para a conservação dos recursos naturais, proporciona condições dignas e justas para os trabalhadores e promove boas relações com a comunidade próxima à área, propriedade ou empresa certificada.

O novo padrão de produção

Esta é a primeira revisão do padrão de produção, iniciada em 2019. Em maio, a entidade lançou uma consulta pública com duração de dez semanas e prazo final para o fim de julho.

O Padrão de Produção é o documento central do sistema de certificação Bonsucro. É aquele que apresenta os requisitos ambientais, sociais e operacionais para a produção e o processamento sustentáveis de cana de açúcar.

A consulta é 100% aberta à participação de quaisquer interessados, seja ou não membro/certificado no Bonsucro.

Para auxiliar no processo e explicar de forma didática as mudanças que estão sendo propostas para o novo padrão, a Bonsucro organizou uma agenda de webinários informativos, alguns já realizados, outros acontecerão nas próximas semanas. Os links com as informações para assistir os webnários já realizados, ou para se inscrever nos que ainda acontecerão, estão logo abaixo:

  • 21/05, (gravação) Lançamento da consulta públicalink
  • 28/05, (gravação) Estrutura do Padrão e inclusão de novo Princípio link
  • 15/06, (gravação) Indicadores de direitos sociais e humanoslink
  • 25/06, quinta-feira, às 11:00 (São Paulo) – Indicadores de saúde e segurançainscreva-se aqui
  • 16/07, quinta-feira, às 11:00 (São Paulo) – Indicadores agrícolas e ambientaisinscreva-se aqui

Informações relevantes para participação da consulta

  • Período de consulta pública: 18/05 a 31/07;
  • Descrição do processo de revisão do Padrão de Produção Bonsucro;
  • Descrição do processo de consulta pública (aberta a qualquer interessado);
  • Documentos em português da consulta pública*: 
    • Rascunho do Padrão revisado;
    • Sumário de mudanças;
    • Formulário de consulta em Word;

Para enviar seus comentários durante a consulta pública, devem ser lidos o Rascunho e o Sumário, e preenchido o Formulário de consulta, que deve ser enviado a livia@bonsucro.com até 31/07.

Para mais informações, dúvidas e sugestões de conteúdo, entre em contato conosco. Para dúvidas sobre a consulta pública, envie um email para livia@bonsucro.com.