Escrito em por , na categoria Energia Limpa e Acessível.

Definindo qualidade

Para entender sobre o assunto, é necessário conhecer o significado de seu termo. A palavra vem do latim ‘qualitate’. Os principais autores sobre o tema, como Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun, procuraram defini-la de acordo com uma série de princípios, os quais devem ser adequados para a implantação da qualidade nas organizações.

A ABNT define através da norma ISO 9000, como:

“Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.

Gestão da qualidade

A gestão da qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.

O fato é que em todo e qualquer lugar é preciso haver fiscalização quanto a qualidade do produto. Um alimento estragado, por exemplo, pode levar alguém a óbito. Pode-se concluir então que é fator importante e essencial para qualquer organização.

Pois bem…

Contexto atual

A crise impõe ao setor produtivo cortes de gastos, incluindo duras restrições a investimentos, ainda que os cortes desejáveis decorram de melhoras em seu desempenho.

As inovações gerenciais são reconhecidas como instrumentos que podem promover ganhos de desempenho operacional e financeiro e os investimentos em sua adoção e uso são baixos, comparativamente, às inovações tecnológicas.

Dentre estas inovações, destaca-se a gestão da qualidade que, além de promover ganhos por si só, ela também fundamenta princípios que são básicos para outros diversos métodos e ferramentas gerenciais que visam aumentar a qualidade da gestão.

A gestão da qualidade no setor sucroenergetico

Diversas pesquisas constataram, a partir de estudos de caso, que algumas usinas reconhecem os benefícios e tem adotado suas práticas administrativas.

Todas estas pesquisas também revelaram que as usinas se beneficiaram com esta adoção.gestão da qualidade

Mas, qual o grau de disseminação desta inovação no setor sucroenergético? Qual o nível de adoção efetivamente implementado e executado pelas usinas?É possível extrair mais valor desta inovação gerencial? Formulário de auto-avaliação, benchmarking setorial, modelo de maturidade, específicos para a gestão da qualidade em usinas, são ferramentas gerenciais que podem contribuir para gestores vislumbrarem caminhos para extrair mais valor?

Da mesma maneira que abordamos aqui, de forma sucinta, o que é e qual é o grau de importância do assunto, a unicamp, através da Faculdade de Engenharia Agrícola, apresente o workshop “Gestão da qualidade no setor sucroenergético – situação e perspectivas”.

O evento contara com gestores, consultores, auditores e acadêmicos, discutindo a partir de suas diferentes experiências e perspectivas, a difusão desta inovação no setor, fornecendo elementos indicativos para um diagnóstico setorial.

Haverá também uma mesa redonda , visando apresentar e discutir as perspectivas e os desafios na gestão em usinas.

O evento ocorrerá no dia 31 de Agosto nas dependências da faculdade. E as inscrições vão de 15 a 27 de agosto. Para mais informações sobre o evento entre contato através do email niear@feagri.unicamp.br.