Escrito em por , na categoria Parcerias e Meios de Implementação.

Uma iniciativa da PROFOREST e HCV Resource Network, em dezembro do ano passado, foi organizado após bom resultado da primeira oficina realizada no Rio de Janeiro, em julho, a sua segunda edição.

O evento aconteceu em Brasília e foi direcionado a discutir a criação de um Grupo de trabalho especializado para o Brasil, e também, iniciar um processo de interpretação nacional.HCV Resource Network

Participaram das discussões representantes de padrões como Bonsucro, FSC, RSB e RTRS, bem como de representantes dos setores de silvicultura, óleo de palma, soja e cana de açúcar, ONGs, organismos de certificação e outros interessados.

O próximo passo será o inicio do processo de interpretação nacional HCV e a publicação do relatório de resultados.

O que é HCV – High Conservation Value?

O HCV (Unidades de alto valor de conservação) corresponde a sistemas biológicos, ecológicos, sociais ou de valores culturais que são considerados excepcionalmente importantes ou extremamente importantes, a nível nacional, regional ou global.

Todos os habitats naturais possuem alguns valores de conservação inerentes, incluindo a presença de espécies raras ou endêmicas, ecossistemas que podem ser chamados de santuários, ricos em recursos naturais. No entanto, alguns valores são mais importantes ou críticos do que outros, e é a abordagem HCV  que oferece uma forma objetiva de identificar os valores que devem ser mantidos ou melhorados.

Inicialmente, a abordagem HCV foi desenvolvida pelo Forest Stewardship Council (FSC), no contexto do manejo florestal sustentável. Hoje, no entanto, é usado para definir o mais alto nível de proteção necessária para uma área de grande valor.

A necessidade do HCV e seu crescimento

A crescente demanda por terra está aumentando as pressões sobre as comunidades, ecossistemas e espécies. Portanto, é essencial para garantir que as características ambientais e sociais extremamente importantes serão preservadas. O HCV é uma ferramenta que, necessita de adaptação local, mas tem imenso valor ao identificar, gerenciar e monitorar os valores ambientais e sociais críticos em paisagens produtivas.

A Rede reúne um grande número de interessados que usam a abordagem HCV, incluindo proprietários e gestores florestais, fornecedores, compradores e certificadoras de madeira sustentável, óleo de palma, soja e produtos florestais não-madeireiros e mais diversos setores.

Para mais informações acesse o site hcvnetwork.org. Junte-se a causa.