Escrito em por , na categoria Ação Contra a Mudança Global do Clima.

O Sistema Internacional de Certificação de Carbono e Sustentabilidade (ISCC) está ciente da sua atuação e divulgou, recentemente, ações e projetos da organização que auxiliam no cumprimento dos ODS, como também geram influência positiva para que outros setores adotem uma postura semelhante.

Em 2015, as Nações Unidas estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos que visam “acabar com a pobreza e outras privações”.

Mas que apoiar, a organização está ciente dos desafios e busca melhorar continuamente sua contribuição para o cumprimento dos ODS.

Abaixo algumas ações e projetos da organização alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ODS 1. Erradicação da Pobreza

iscc

Até hoje, a maioria das fazendas do mundo é gerenciada por pequenos agricultores independentes. Portanto, é muito importante para o ISCC apoiá-los. Em cooperação com a SVN, o ISCC introduziu um conceito de certificação para Pequenos Produtores Independentes, aplicável a pequenos produtores de todo o mundo que produzem matérias-primas agrícolas. A missão é melhorar os meios de subsistência, o acesso ao mercado e o desempenho agrícola, bem como a proteção ambiental e o bem-estar social de pequenos agricultores independentes.

ODS 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável

iscc

Desde 2018, a organização é um parceira oficial do Projeto Padrão de Segurança Alimentar (FSS), estabelecido pelo WWF, Welthungerhilfe e ZEF (Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento), com o apoio do Ministério Alemão de Alimentos e Agricultura. O FSS fornece um conjunto de critérios práticos e mensuráveis ​​que podem ser integrados aos padrões de sustentabilidade existentes. Baseia-se no direito humano à alimentação adequada. Durante o projeto piloto do FSS, o FSS foi integrado com sucesso em duas auditorias regulares do ISCC em plantações de cana-de-açúcar na América Latina. Agora ele pode ser integrado em auditorias regulares do ISCC – para obter mais informações, clique aqui.

ODS 4. Educação de Qualidade

iscc

Para o ISCC, a educação é a chave para um futuro sustentável. Portanto, fornecemos educação sobre produção agrícola sustentável, incluindo proteção do solo, água e ar, desmatamento zero e direitos humanos e trabalhistas nos cursos ISCC EU e PLUS Basic Training. Além disso, o ISCC oferece cursos de treinamento específicos, como o ISCC Greenhouse Gas Training, para educar as empresas sobre como calcular suas emissões de gases de efeito estufa e aprofundar seu entendimento sobre os requisitos de gases de efeito estufa.

ODS 5. Igualdade de Gênero

iscc

Desde 2016, a organização participa de uma cooperação com AahrusKarlsham (AAK) para apoiar as mulheres na indústria de Shea a acessar novos mercados e se tornarem mais independentes. O ISCC desenvolveu uma abordagem de certificação especialmente para cadeias de fornecimento de carité. Isso permite que muitas mulheres que colhem nozes de karité sejam incluídas no processo de certificação de sustentabilidade.

ODS 12. Consumo e Produção Responsáveis

O ISCC apoia a economia circular e a bioeconomia com um esquema de certificação de sustentabilidade de várias partes interessadas e de terceiros. Os produtos reciclados ou de base biológica certificados pelo padrão ISCC PLUS fornecem às empresas, proprietários de marcas e consumidores, a garantia de que os requisitos de alta sustentabilidade são atendidos.

Para as partes interessadas que desejam aprender mais sobre a abordagem de certificação, o ISCC oferece um treinamento ISCC PLUS – Economia Circular e Bioeconomia.

ODS 13. Ação Contra a Mudanças Global do Clima

O ISCC está comprometido em combater o desmatamento, a perda de biodiversidade e a diminuição dos estoques de carbono. O sistema de certificação ISCC de múltiplas partes interessadas promove cadeias de suprimentos livres de desmatamento ao proibir a conversão de terras com alto valor de biodiversidade ou estoque de alto carbono para a produção de biomassa. Além disso, o sistema de certificação ISCC da UE para a produção de biocombustíveis na UE exige uma economia mínima de emissões e, portanto, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo.

Além disso, o ISCC faz parceria com a organização de conservação alemã “Nationale Naturlandschaften” para aumentar a biodiversidade na floresta da Turíngia e com Angora Natura para restaurar a paisagem e a antiga biodiversidade nas maiores áreas úmidas baixas da Baviera “Freisinger Moos”.

ODS 15. Vida na Terra

Desde 2018, o ISCC oferece suporte contínuo à ferramenta Global Risk Assessment Services (GRAS). A ferramenta on-line fornece soluções para demonstrar conformidade com os requisitos de sustentabilidade, detectar desmatamento e conversão de pastagens, gerenciar riscos de sustentabilidade e facilitar a certificação.

Dentro de seu aplicativo da web, o GRAS exibe dados georreferenciados sobre biodiversidade, estoque de carbono, mudança no uso da terra e índices sociais e permite que os usuários realizem sua própria avaliação de risco de sustentabilidade.

ODS 17. Parcerias e Meios de Implementação

https://i1.wp.com/www.iscc-system.org/wp-content/uploads/2020/03/E-WEB-Goal-17.png?resize=100%2C100&ssl=1

O ISCC foi desenvolvido por meio de um processo aberto de várias partes interessadas. Durante a Conferência Anual Global de Sustentabilidade da ISCC, participantes da indústria, organismos de certificação, ONGs e autoridades nacionais discutem tópicos como cadeias sustentáveis ​​de base biológica e circular, condições de estrutura regulatória, certificação de pequenos produtores e implementações bem-sucedidas de medidas de sustentabilidade. Além disso, organiza regularmente reuniões regionais de partes interessadas na Europa, América do Norte e do Sul e sudeste da Ásia. Além disso, o ISCC criou três comitês técnicos sobre “Economia circular e bioeconomia”, “Resíduos, resíduos e combustíveis avançados de baixo carbono” e “Biomassa sólida”. Clique aqui para obter mais informações

O ISCC também se comprometeu com o Pacto Global da ONU para mostrar que as empresas precisam assumir a responsabilidade de garantir um futuro sustentável.

Conteúdo original iscc-system.org. Para mais informações, sugestões ou dúvidas entre em contato conosco.