Escrito em por , na categoria Energia Limpa e Acessível.

ISO 50001

A ISO 50001 é uma norma internacional que visa a implementação de um sistema de gestão eficiente, estabelecendo diretrizes e guias para a sua implementação.

Seu principal objetivo é a implementação, manutenção, revisão e iso50001melhoria de um sistema de gerenciamento de energia, resultando na redução do consumo total de energia e, em consequência, do seu custo. Outro ponto importante é a redução das emissões de gases poluentes.

Funcionalidade

Como já é utilizado em outros padrões já conhecidos, a norma ISO 50001 também é baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua. Facilitando para as organizações o gerenciamento de energia em seus esforços a fim de melhorar a qualidade e gestão ambiental.

As exigências da ISO 50001 para as organizações:

  • Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
  • Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
  • Criar (se ainda não existe) e usar os dados internos para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
  • Medir os resultados;
  • Rever como a política funciona;
  • Melhorar continuamente a gestão da energia.

Aplicação

Independente de fatores geográficos ou de seus tamanhos, setor de atuação e produtos ou serviços oferecidos, a norma é recomendada para todos os seguimentos.

Apesar de ser aplicável a qualquer empresa, é recomendada para aquelas que utilizam muita energia, desejam uma redução de gastos e querem ou precisam reduzir a emissão de gases poluentes.

As vantagens

A simples implementação ou manutenção do sistema de gestão já pode ser vista como uma vantagem, pois com seu funcionamento regular a organização tem uma redução com gastos, um aproveitamento melhor e um fornecimento mais seguro com relação à energia.

A redução de gases poluentes emitidos é um benefício paralelo, levado em consideração os mercados de carbono, regionais em acensão, pode ser usada para a construção de uma melhores vantagens para a organização praticante.

A ISO 50001 no Brasil

A maior procura por certificação na norma é pelo setor industrial.

Antes da adoção da norma, é prudente fazer uma avaliação das condições organizacionais, como o ritmo de atividade produtiva, para fazer uma previsão e o alinhamento dos objetivos da certificação com os da organização.

Em alguns casos, é necessário buscar capacitação dos funcionários internos envolvidos no processo.

Referência:

ISO 50001 – Energy management, Sistemas de gestão de energia – Requisitos com orientações para uso