Escrito em por , na categoria Consumo e Produção Sustentáveis, Energia Limpa e Acessível, Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Criada pela empresa Gotham Greens em 2015, a maior fazenda em cobertura de um edifício do mundo, está situada no topo de um fábrica de cosméticos sustentáveis, no bairro de Pullman, em Chicago.

Ocupando um espaço de 7 mil metros quadrados, sua colheita anual é de quase 10 milhões de verduras e ervas totalmente orgânicas, e além disso, seu funcionamento é feito totalmente por energia limpa e renovável. Parte da cobertura é coberta por estufas equipadas com controle climático, fazendo com que seja possível o cultivo de verduras e hortaliças ao longo de todo ano, mesmo com o inverno rígido da cidade, com ventos frios e fortes nevascas.

A fazenda fornece vegetais para mais de 200 estabelecimentos locais, como redes varejistas e restaurantes, estando o alimento disponível para compra no mesmo dia em que foi colhido.

Uma equipe de cinquenta trabalhadores mantém a fazenda, onde todos os vegetais e ervas são cultivados sem pesticidas e usando, segundo a empresa, “as tecnologias mais sofisticadas e os mais altos padrões de sustentabilidade ambiental”. O ambiente de estufa com clima controlado depende de equipamentos de alta tecnologia para crescer até trinta vezes mais do que um cenário agrícola tradicional. A fazenda ainda funciona cem por cento com energia renovável, produzida por meio de placas solares fotovoltaicas no estacionamento da fábrica e uma enorme turbina eólica.

A empresa construiu e opera mais de 170.000 pés quadrados de estufas urbanas tecnologicamente avançadas, em quatro instalações em Nova York e Chicago. A Gotham Greens, desde a sua fundação, em 2009, vem expandindo seus negócios para outras regiões do país.

fazenda em cobertura fazenda em cobertura fazenda em cobertura

Conteúdo original gothamgreens.com. Para saber mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável clique no link ODS. Para parcerias e meios de implementação (ODS 17) entre em contato conosco clicando aqui.