Escrito em por , na categoria Ação Contra a Mudança Global do Clima, Água Potável e Saneamento, Consumo e Produção Sustentáveis, Energia Limpa e Acessível, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Parcerias e Meios de Implementação.

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) é o primeiro órgão federal brasileiro a se comprometer com o Pacto Global para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em evento na quarta-feira (20) o ministro Marcos Jorge de Lima oficializou a adesão da pasta à Rede Brasil do Pacto Global. A cerimônia em Brasília contou com a participação da vice-presidente da Rede Brasil, Cristiana Brito, do secretário-executivo, Carlo Pereira, e das representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Luciana Aguiar e Maristela Baioni.

O ministério e a secretaria-executiva da Rede Brasil do Pacto Global já contam com um plano de trabalho para prover mais serviços ao setor privado, a exemplo de oficinas de capacitação para pequenas e médias empresas sobre a implantação dos ODS.

A Rede Brasil atuaria em projetos e coordenadorias do ministério que se alinham aos ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 7 (Energia Acessível e Limpa), ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Climática). Dentro desses espaços, o Pacto Global estimulará o engajamento dos atores e avançará no alcance desses objetivos.

Para Carlo Pereira, a adesão do ministério ao pacto é mais do que natural. Com trabalho direto na indústria e no comércio, as pautas do órgão se alinham ao objetivo da iniciativa das Nações Unidas de focar no trabalho com as empresas.

Segundo o ministro, a sustentabilidade é um tema da maior relevância na agenda global e de grande preocupação para o ministério e para o setor industrial brasileiro, pelo seu impacto direto na competitividade. Ministério da Indústria Ministério da Indústria Ministério da Indústria  Ministério da Indústria Ministério da Indústria  Ministério da Indústria Ministério da Indústria  Ministério da Indústria 

Conteúdo original naçõesunidas.org. Saiba mais sobre os ODS 6, 7, 9, 12, 13, 17 ou entre em contato conosco para mais informações.