Escrito em por , na categoria Energia Limpa e Acessível, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

A etiquetagem PBE Edifica é um selo brasileiro de conformidade que evidencia o atendimento a requisitos de desempenho estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem surgiu em 1984, com a ideia da formulação de uma etiqueta nacional de qualidade e eficiência. Foi quando o Inmetro iniciou com a sociedade a discussão sobre a criação de programas de avaliação da conformidade com foco no desempenho, com a finalidade de contribuir para a racionalização do uso da energia no Brasil através da prestação de informações sobre o eficiência energética dos equipamentos disponíveis no mercado nacional.

Inicialmente pensado para o setor automotivo, por causa das crises do petróleo que afetaram o mundo na década de 70, o projeto foi redirecionado, ampliado e ganhou o nome de Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para edificações

Dependendo do critério de desempenho avaliado, ela recebe nomes diferentes. Quando a principal informação é a eficiência energética do produto ou da edificação, por exemplo, ela se chama Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

A Etiqueta Nacional de Conservação da Energia classifica os equipamentos, veículos e edificações em faixas coloridas, em geral, do mais eficiente para o menos, em uma escala de “A” até “E”, respectivamente.

As vantagens do PBE Edifica

Além do dinamismo, há uma facilidade de análise da eficiência energética em edificações, seja pelo caráter do projeto, inicial ou retrofit, seja pelo uso de ferramentas de simulação confiáveis. Os pontos positivos não param por ai.

Além disso, programas de incentivo como o Finem, do BNDES, e o Programa de Eficiência Energética, da ANEEL, possuem linhas exclusivas de créditos que podem auxiliar na execução das modificações necessárias.

Assista a seguir, o quinto episódio da série, PBE Edifica “Procel 3E – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE”:

Conteúdo original procelinfo.com.br. Para saber mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável clique nos links ODS 7 ou ODS 9. Para parcerias e meios de implementação (ODS 17) entre em contato conosco clicando aqui.