Escrito em por , na categoria Cidades e Comunidades Sustentáveis, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Atuar na ampliação de capacidades locais e estimular o desenvolvimento territorial sustentável em 110 municípios onde a Petrobras está presente são os objetivos do acordo firmado entre a companhia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na terça-feira (25), em Brasília (DF).

Assinada no aniversário de três anos da aprovação da Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a parceria alcançará cerca de 2.200 participantes, incluindo gestores municipais, instituições executoras de projetos socioambientais apoiados pela Petrobras e outros atores locais relevantes.

A ideia é que o fomento ao desenvolvimento local e à conservação ambiental promovam o desenvolvimento comunitário e a proteção de direitos humanos. O projeto faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e alinha-se à Política de Responsabilidade Social da companhia.

Serão conduzidos processos de diagnósticos socioeconômicos e ambientais à luz dos 17 ODS e o fortalecimento de gestores públicos e instituições locais por meio de cursos de capacitação, para a aceleração da implementação desses objetivos. O programa possibilitará que esses atores adaptem os objetivos e metas à realidade local, desenvolvam planejamento com abordagens multissetoriais e estipulem indicadores para medir e monitorar o desenvolvimento.

Além da capacitação nos 110 municípios previstos, o trabalho será aprofundado com atividades presenciais em seis áreas no entorno de instalações da Petrobras, entre elas o Comperj, em Itaboraí (RJ), a Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), e unidades de exploração e produção no Rio Grande do Norte e Ceará.

O conhecimento e os materiais metodológicos gerados pelo projeto serão disponibilizados para outros públicos, com vistas à replicação dos resultados do projeto.

“Esta iniciativa potencializa o relacionamento comunitário, a ação da companhia no entorno das nossas instalações e está alinhada com o esforço global para o alcance dos ODS”, afirmou o diretor executivo de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo de Almeida Neto.

“Estamos comprometidos, em parceria com a Petrobras, em levar a agenda de desenvolvimento sustentável para os municípios onde a empresa opera”, declarou o diretor de país do PNUD, Didier Trebucq. “Isso envolverá a participação de atores locais em um esforço conjunto para não deixar ninguém para trás”, acrescentou.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram aprovados na 70º Assembleia Geral das Nações Unidas pelos 193 Estados-Membros da Organização — incluindo o Brasil — em setembro de 2015, quando se tornaram as prioridades e aspirações da agenda global até 2030.

Conteúdo original naçõesunidas.org. Para saber mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável clique no link ODS. Para parcerias e meios de implementação (ODS 17) entre em contato conosco clicando aqui.