Escrito em por , na categoria Energia Limpa e Acessível, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

O Ministério do Meio Ambiente divulgou, em maio deste ano, uma série de vídeos que abordam a eficiência energética em edificações. Neles, o ministério introduz os princípios do selo nacional, sua importância, os desafios para o mercado e os resultados que são esperados a partir da iniciativa.

O ENCE (sigla para Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) pode ser utilizado tanto em edifícios comerciais quanto em residencias, sendo estes públicos ou privados. Suas diretrizes são bastante simples, dão enfoque á eficiência da envoltória, iluminação e condicionamento de ar apresentados pelos edifícios.

A dinâmica da ENCE

A etiqueta possui soluções bem interessantes, o selo é obtido através da eficiência, porém, ele se divide em outros três selos, que são os seus próprios princípios. Um edifício pode preferir o selo em apenas um dos três requisitos. Sendo eficiente em envoltória, por exemplo.

Para que se tenha um edifício eficiente (classificação A no ENCE), no entanto, o processo é diferente. A média das classificações unitárias dos três princípios correspondera a classificação do edifício no selo ENCE geral. Por exemplo, um edifício que apresente nota B em envoltória, nota A em iluminação, e nota A em condicionamento de ar, será etiquetado com eficiência nota A no ENCE geral. Simples assim.

Assim, as tecnologias utilizadas em cada projeto podem variar, mas o resultado continua sendo o mesmo. Tudo dependerá das condições regionais para  o uso de determinadas tecnologias e acessibilidade dentro do projeto.

Projeto 3E: Vídeos aulas em eficiência energética

E para facilitar ainda mais a compreender a iniciativa, o MMA divulgou em sua página uma série de vídeos abordando todo o assunto.

São oito vídeos no total, e todos já estão disponíveis para o público. O conteúdo é tratado de maneira simples e fácil de compreender, e se dirige não só a comunidade especializada, mas também ao público em geral, com dicas para mudanças e reduções nos gastos de energia através de alguns incentivos.

Segue abaixo o primeiro episódio da série, a “Introdução à ENCE em Edifícios”:

Conteúdo original procelinfo.com.br. Para saber mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável clique nos links ODS 7 ou ODS 9. Para parcerias e meios de implementação (ODS 17) entre em contato conosco clicando aqui.