Escrito em por , na categoria Energia Limpa e Acessível, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Algumas políticas e iniciativas vem surgindo nos últimos anos para garantir que o país alcance suas metas de sustentabilidade. O Selo Procel para Edificações Eficiente é um deles. 

Você já imaginou como seria se um edifício não precisasse de energia? Quer saber como integrar a eficiência energética ao seu projeto arquitetônico?

O selo Procel para Edificações,  foi estabelecido em novembro de 2014, e é um instrumento de adesão voluntária que tem por objetivo principal identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.

Para obter o Selo Procel Edificações, não é necessário que a edificação esteja na fase de projetos, mas se a edificação for concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto, ocasião em que é possível obter melhores resultados com menores investimentos, pode-se chegar a nívess de economia que podem superar em 50% o valor de um projeto tradicional.

A metodologia de avaliação da conformidade está descrita no Regulamento para Concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações.

Os critérios técnicos específicos e baseiam-se no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos – RTQ-CRegulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais – RTQ-RPrograma Brasileiro de Edificações – PBE Edifica.

O selo Procel garante esse dinamismo e acessibilidade em adaptação, não sendo necessários padronizações nas soluções a serem usadas. Além disso, programas de incentivo como o Finem, do BNDES, e o Programa de Eficiência Energética da ANEEL, possuem linhas exclusivas de créditos que podem auxiliar na execução das modificações.

O vídeo a seguir traz a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, episódio projetando Edificações Energeticamente Eficientes:

Conteúdo original procelinfo.com.br. Para saber mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável 7, 8 ou 9, clique aqui ODS 7, ODS 9, ODS 17, ou entre em contato conosco clicando aqui.