Escrito em por , na categoria Ação Contra a Mudança Global do Clima, Parcerias e Meios de Implementação.

A Rede Brasil do Pacto Global planeja expandir o número de parcerias para difundir no setor privado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). As Federações das Indústrias dos Estados de São Paulo e Paraná — a FIESP e a FIEP — e a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) já aderiram à iniciativa de atuar em conjunto em 2019, a fim de engajar seus membros com a agenda da ONU.

A Rede Brasil e a ANUP mobilizarão faculdades que fazem parte da organização. As instituições de ensino, extensão e pesquisa vão envolver seus estudantes em um projeto comunicacional para promover os ODS. A cooperação prevê a sensibilização de até 3 milhões de alunos por meio de uma videoaula, que vai relacionar os objetivos globais à questão da empregabilidade.

Já as federações de São Paulo e Paraná vão promover workshops sobre as metas das Nações Unidas e sobre o Pacto Global para empresas que fazem parte das duas organizações. Tanto a FIESP quanto a FIEP já participaram de iniciativas baseadas na metodologia SDG Compass, um guia formulado pelo Pacto para ajudar companhias a alinhar seus negócios aos ODS. A estratégia também auxilia corporações a mensurar suas contribuições para essa agenda.

A Rede Brasil busca contar com outras instituições brasileiras nessa nova frente de atuação. Se a sua associação ou federação quiser desenvolver uma estratégia de comunicação e engajamento para os seus membros, com foco na agenda global de sustentabilidade, entre em contato com essa aliança nacional de empresas. Acesse o site do Pacto em: pactoglobal.org.br.

Rede Brasil: Engajamento e valor compartilhado

No mês passado o Departamento de Informação Pública das Nações Unidas convidou universidades e demais instituições envolvidas no ensino superior e na produção de conhecimento do Brasil a ingressar na iniciativa Impacto Acadêmico (UN Academic Impact, UNAI). A criação do movimento tem por objetivo a mobilização desses atores numa rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada em questões inter e multidisciplinares que dialoguem com os valores da ONU, como representados nos princípios da UNAI, e que possam auxiliar nos ODS.

A participação na iniciativa também está aberta a instituições de pesquisa e think tanks que realizam pesquisas científicas e políticas e cujo trabalho é publicado em revistas especializadas ou outros fóruns revisados por especialistas.

 

Conteúdo original naçõesunidas.org. Para saber mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável clique no link ODS. Para parcerias e meios de implementação entre em contato conosco clicando aqui.