Escrito em por , na categoria Energia Limpa e Acessível.

A usina conta com um sistema é composto por 300 mil espelhos controlados por computador

A maior usina solar do mundo ocupa cerca de 12 quilômetros quadrados de terras federais perto da fronteira dos estados da Califórnia e Nevada, nos Estados Unidos.

O Ivanpah Solar Electric Generating System (Sistema Gerador de Energia Solar Ivanpah) é composto por 300 mil espelhos controlados por computador, cada um com 2 metros de altura e 3 metros de largura, que focalizam a luz do sol para o topo de três torres de 140 metros de altura, onde a água se transforma em vapor para turbinas de energia.usina solar

Depois de ser adiada por questões regulatórias e legais, a usina de energia solar, resultado de um esforço conjunto da NRG Energy, da BrightSource Energy e do Google, finalmente foi aberta para negócio no dia 13 de fevereiro.

De acordo com a nota enviada pela empresa, o Ivanpah Solar Electric Generating System já está operacional e entregando eletricidade solar para clientes da Califórnia.

Além de uma aparência incrível, quando a usina estiver em plena capacidade suas torres produzirão um total bruto de 392 megawatts (MW) de energia solar, energia suficiente para fornecer eletricidade “limpa” a 140 mil casas no estado californiano e evitar 400 mil toneladas métricas de dióxido de carbono por ano, o equivalente a remoção de 72 mil veículos da estrada.

Impacto zero?

A usina também tem um lado polêmico. Ela tem recebido críticas de ambientalistas porque vai afetar o habitat da Gopherus agassizii, uma espécie de jabuti do deserto que está ameaçada de extinção.

A BrightSource se defende dizendo que vai investir US$ 56 milhões em medidas de proteção e realocação desse animal.

De qualquer forma, estas desvantagens devem ser levadas em conta. Estudos e mais estudos devem ser feitos, para que suas estruturas funções sejam otimizadas sem danos permanentes na natureza.

Mas não devemos deixar de lado a importância que usinas como esta significam para o futuro, a energia solar já é uma realidade concreta, o crescimento deste tipo de energia só aumenta os esforços para um mundo (real) sustentável.

Texto original (pensamentoverde)