Escrito em por , na categoria Fome Zero e Agricultura Sustentável, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

O que são os fatores de conversão da soja e por que são importantes para este segmento? Em que consiste o novo Sistema de Fatores de Conversão e a Calculadora da Pegada de Soja da RTRS? Com que objetivos foi desenhada?

Nos últimos anos, a consciência sobre os impactos ambientais e sociais ligados à produção de soja tem aumentado na população geral, e os participantes da cadeia de valor começaram a desenvolver estratégias e a identificar ferramentas para permitir que a soja utilizada em suas cadeias de suprimento fosse obtida de forma sustentável. Entretanto, a soja, com frequência, não é visível no produto final ou não é utilizada diretamente no processo de fabricação do produto, tornando mais difícil sua quantificação.
Assim, pra oferecer uma ferramenta que busque esclarecer para todos os atores da cadeia da soja e outras partes interessadas, sobre o uso da soja desde a produção até o consumo, a RTRS desenvolveu o Sistema de Fatores de Conversão e a Calculadora da Pegada de Soja RTRS. Estas ferramentas permitirão aos usuários calcularem e conhecerem, de forma fidedigna e prática, a pegada de soja dos produtos que contêm soja, das rações balanceadas para consumo animal e dos alimentos para consumo humano.  
No segundo webinar da série, o RTRS convida a todos a conhecerem os avanços deste trabalho técnico e de pesquisa, e o funcionamento e funções da nova Calculadora da Pegada de Soja da RTRS.


PAINEL DE ESPECIALISTAS

Discurso de abertura | Marcelo Visconti – RTRS Diretor Executivo

Moderadora | Jane Siqueira Lino –  Diretora Adjunta Proforest Brasil

Apresentação do Sistema de Fatores de Conversão e da Calculadora de Pegada da Soja da RTRS feita pelos autores

Roberto Feeney | Diretor do Centro de Agronegócios e Alimentos (CEAg) Universidade Austral – Argentina

Bernardo Piazzardi | Professor no Centro de Agronegócios e Alimentos (CEAg) Universidade Austral – Argentina

CEAg é uma instituição especializada com sede em Rosario, de alto nível acadêmico, que através da pesquisa e da capacitação aplicada busca promover o fortalecimento das cadeias de valor dos alimentos.

Will Schreiber | Sócio na 3Keel – Consultoria em sustentabilidade, com sede em Oxford, especializada em sistemas alimentares, cadeias de suprimento e paisagens.


Link da inscrição aqui

Série de Webinars RTRS 2020
+ Interpretação simultânea em espanhol e português
+ Inscrições gratuitas e abertas
+ Transmissão pelo Zoom


Nós atuamos em processos de validação, auditorias pilotos, certificações e consultoria para os padrões de sustentabilidade que atendem à Diretiva Europeia, como o RTRS. Para mais informações, entre em contato conosco.