Escrito em por , na categoria Ação Contra a Mudança Global do Clima, Indústria, Inovação e Infraestrutura.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) é maior e mais antiga organização ambiental global do mundo, e traz a conservação da biodiversidade como sua missão central, mostrando como é fundamental esta temática para abordar alguns dos maiores desafios enfrentados pelo do mundo atualmente, como as  mudanças climáticas, a busca pelo desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar da população mundial.

Para levar estes princípios, tanto escala regional quanto global, a IUCN se baseia em três pontos primordiais. A ciência, contando com mais de 11 mil especialistas das mais diversas áreas, atuando na implementação de normas e padrões globais, como também alertas para situações críticas. Um exemplo disto é  a chamada lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção. A ação, com centenas de projetos de conservação em todo o mundo, a partir de ações a nível local até os que envolvem vários países, sempre visando a gestão sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais. E a sua influência em convenções ambientais internacionais, políticas e leis, tudo isso  através da força coletiva de seus membros, que somam mais de 1.200 organizações governamentais e não-governamentais.

Em 2014, a organização divulgou um guia em parceria com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, (WBCSD, sigla em inglês), mostrando como o conhecimento dos produtos podem ajudar na avaliação, valorização, gestão e elaboração de relatórios sobre os impactos e dependências das empresas sobre a biodiversidade, e no cumprimento de normas ambientais e de sistemas de certificação.

O guia se concentra em quatro conhecimentos de produto: a lista vermelha de espécies ameaçadas, a lista vermelha de ecossistemas, áreas chave de biodiversidade e proteção do planeta, um banco de dados de áreas protegidas. Leia o guia na integra aqui,

A biO3 consultores capacitados para assessorar a sua empresa à atender a estes requisitos, entre em contato conosco, agende uma reunião.