Escrito em por , na categoria Indústria, Inovação e Infraestrutura.

O Manejo Integrado de Vegetação (ou MIV) é uma solução eficiente e sustentável para o manejo da vegetação debaixo das linhas de transmissão que engloba a aplicação de herbicidas.

Entre os impactos diretos causados pela instalação de redes elétricas sobre a vegetação e o solo ressaltam-se a fragmentação de trechos de mata, os efeitos de borda decorrentes da derrubada de áreas florestadas, o estabelecimento de corredores sob as linhas de transmissão de energia e a aceleração de processos erosivos do solo.

Alternativas de manejo racional da cobertura vegetal de mata atlântica em áreas sob linhas de transmissão de energia elétrica devem ser discutidas e desenvolvidas permanentemente.

Uma iniciativa da Dow AgroSciences, o Manejo Integrado de Vegetação erradica as plantas que se localizam nas proximidades das linhas de transmissão, que dificultam e prejudicam a manutenção e funcionamento das linhas. Junto a isso, outros tipo de vegetação, nativas daquela região, são beneficiadas, trazendo ganhos operacionais e garantindo a sustentabilidade.

Com o objetivo manter o funcionamento da rede elétrica de maneira contínua e sustentável, a CPFL entrou como parceira da Dow AgroScienses no uso do MIV em regiões de passagem.

Este tipo de manejo já é uma realidade em alguns países, apresentando resultados positivos e expressivos. No Brasil, trabalhadores usavam roçadores para fazer o mesmo serviço. Assim, com o novo serviço, essas práticas seriam extinguidas, levando em consideração sempre os princípios de sustentabilidade,

82 mil quilômetros de redes estarão sob ação do Manejo Integrado de Vegetação

Atualmente a CPFL contabiliza cerca de 82 mil quilômetros de redes de transmissão, por isso, a busca de soluções mais efetivas no controle da vegetação ao redor dessas estruturas configura-se como um grande desafio.

O roçado é a atividade mais utilizada para realizar esse controle. Ele consiste no corte periódico de plantas prejudiciais à manutenção das linhas de transmissão, em comparação com o Manejo Integrado de Vegetação ele é menos produtivo, pois não elimina o rebrote de plantas arbustivas (as maiores causadoras de interrupção na rede elétrica pelo toque dos galhos nos fios), prejudica a flora local além de não ser efetivo.

Com o MIV as plantas indesejadas são eliminadas dando lugar a outros tipos de vegetações que trazem ganhos operacionais e garantem a sustentabilidade local, o que permite manter as linhas de transmissão fora de perigo.

Manejo Integrado de Vegetação: Como funciona e como se aplica

manejo integrado de vegetaçãoO MIV seleciona as plantas cujas características não se enquadram no perfil desejado e através da aplicação de herbicidas, fabricados pela Dow Agrosciences, ou capina química como é conhecida, ele remove apenas as plantas daninhas, arbustos e árvores indesejadas, estimulando ao longo do tempo a formação de um grupo de plantas nocivas às linhas de transmissão, garantindo ao mesmo tempo a preservação dos biomas naturais e o acesso seguro e fácil às áreas de passagem.

Para aplicação dos herbicidas existe um grupo de etapas que garantem a efetividade do processo: avaliação da vegetação – cada área tem a sua especificidade e solicitará uma ação diferente; definição dos objetivos – de acordo com as espécies decide-se o nível de controle realizado; definição de quais equipamentos utilizar para a implementação do MIV; aplicação do tratamento e monitoramento. As alternativas para a adição dos herbicidas são foliar (nas folhas), basal (no tronco) e toco (no corte do tronco).

Com a aplicação de substâncias a frequência do corte é reduzida, facilitando o manejo das atividades nas redes garantindo um acesso seguro e fácil aos serviços de manutenção.

A intenção do MIV é manter o que já é feito hoje em relação a contratação das empresas de roçada, porém, estimulando essas empresas a inserirem o Manejo Integrado de Vegetação nos seus serviços. Para isso, a Dow desenvolveu um treinamento para habilitar empresas, garantindo que a metodologia será aplicada de forma correta.

O vídeo abaixo resume o que é o Manejo Integrado de Vegetação:

Referêcias:

https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal

https://www.ambienteenergia.com.br