Escrito em por , na categoria Consumo e Produção Sustentáveis.

O Núcleo de Estudos em Economia Circular (NEEC Lorena) é uma organização de estudos e elaboração de soluções para os diversos setores produtivos baseado nos princípios da economia circular. Um dos pilares da organização é a conscientização e ampliação da divulgação do tema como forma de engajamento em escala. Para isso, a organização lançou o projeto #NEECConvida, uma iniciativa que tem por objetivo convidar profissionais que utilizam a economia circular em seus projetos e tomadas de decisão, ou que estão auxiliando na transição circular em seus setores de atuação. moda circular

O primeiro episódio do programa contou com a especialista em moda sustentável e consciente, Gabriela Marcondes, e tratou de discutir como a economia circular pode potencializar a moda consciente.

Quem é Gabriela Marcondes?

Consultora em Gestão socioambiental dos resíduos têxteis, Idealizadora e CEO da Ecomaterioteca e Coordenadora do Movimento 1MM. Designer de Moda com 23 anos de trajetória profissional na área da indústria de confecção do vestuário, Pesquisadora e Professora Universitária com 21 anos de experiência acadêmica nos cursos de graduação em Design de Moda em B.H. e pós-graduação MBA em Direção Criativa de Moda (UNA- BH).

Gabriela é Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una, Belo Horizonte e graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), São Paulo.  Além disso, é autora de livros e artigos relacionados ao tema e vem participando ativamente dos principais eventos e discussões sobre moda, ética e sustentabilidade.

Moda Circular no Brasil

O bate papo foi muito enriquecedor. Dentre os assuntos tratados, a questão brasileira dentro do mercado da moda foi debatida e trouxe em evidência alguns pontos fortes para acelerar a transição dentro do país.

No Brasil, toda cadeia produtiva têxtil está presente em território nacional. Um ponto positivo, pois para uma transição circular, fluxos de materiais estarem no mesmo país facilitam a criação de novos modelos de negócio, transições e criação de novos fluxos de materiais.

Além disso, um outro ponto interessante do bate papo foi sobre os rumos da moda. Gabriela destacou a necessidade da moda ter impacto positivo, transparência, ética e sustentabilidade. Para isso, um projeto que pode auxiliar nesse movimento é a Ecomaterioteca. Pioneiro e inovador, ele é um acervo de ecomateriais nacionais que possuem grande potencial de serem aplicados para potencializar a indústria sustentável e circular da moda.

O bate papo completo com a Gabriela Marcondes pode ser acessado através do vídeo abaixo:

Todos os direitos são reservados. Para mais informações, dúvidas e sugestões, entre em contato conosco.